VII Encontro Brasileiro de Coro Cênico

Ribeirão Preto - 07 a 10 de dezembro de 2023

Memorial do Aquífero Guarani - MAG

Este projeto teve como objetivo a realização do VII Encontro Brasileiro de Coro Cênico, realizado entre os dias 07 e 10 de dezembro de 2023 na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

Promovido pelo Coro Cênico Bossa Nossa, o VII Encontro Brasileiro de Coro Cênico teve como objetivo refletir sobre a realidade, a criação e realização em coro cênico: produção artística que “casa” o canto coral com o teatro. A realização do projeto justifica-se, entre outros pontos, na medida em que a cada novo encontro a modalidade coro cênico apresenta novos ângulos, novas concepções, novas possibilidades para o produto artístico que, embora não sendo novo, necessita de permanentes estudos e difusão como estratégia de evolução e consolidação.

O projeto teve apresentações artísticas de grupos corais selecionados pelo grupo idealizador, buscando contemplar diferentes formas da expressão artística coro cênico. Além das apresentações o Encontro oferecerá atividade de capacitação através de debate e vivências, difusão da modalidade coral cênica através de mostra virtual de vídeos e reflexão teórica com discussões e encontros com regentes de corais, coralistas, diretores cênicos e produtores. Todas as atividades do VII Encontro serão gratuitas, franqueadas ao público.

Ao longo dos seus mais de trinta anos de existência, o Coro Cênico Bossa Nossa organizou seis Encontros Brasileiros de Coro Cênico.

O primeiro encontro ocorreu em com 2007, com apoio da FUNARTE, com o mapeamento de apenas 20 coros com destaque como sendo coros cênicos. Em 2008, também com apoio da FUNARTE, foi realizado o segundo encontro, já com uma maior participação. Em 2009, cresceu o número de corais interessados em participar. Em 2010, com apoio do ProAC ICMS, foi realizado o quarto Encontro Brasileiro de Coro Cênico.

Destaque para o quinto encontro onde foram reunidos alguns nomes representativos do coro cênico brasileiro: Samuel Kerr, maestro reconhecido nacional e internacionalmente, expoente da UNESP/SP, Izaíra Silvino, com trabalho destacado no Ceará, na Universidade Federal do Ceará e Patrícia Costa, do time de Marcos Leite, contribuição importante do coral Garganta Profunda. Referências significativas do coro cênico contemporâneo no Brasil. Destaque também para a presença do maestro italiano Antônio Pantaneschi, importante divulgador do “fazer coral cênico do Bossa”, na Itália.  

O grupo ao longo dos anos e com a contribuição teórica do seu Diretor Artístico, Magno Bucci - Mestre e Doutor em Artes Cênicas pela ECA/USP, fez um mapeamento dos grupos que trabalham com essa expressão artística, bem como produziu diversos artigos sobre o tema, que podem ser acessados no site do grupo, hoje com mais de 100 mil visualizações (www.corocenicobossanossa.com). O Bossa Nossa também é referência, teórica e prática, reconhecida na modalidade da expressão artística coro cênico, através de várias citações bibliográficas em trabalhos acadêmicos que tratam do tema. O trabalho do Bossa Nossa, visto também como contribuição para a prática e a teoria do conceito e desenvolvimento do coro cênico, é de importância estratégica para a consolidação da expressão artística. Atualmente vários grupos produzem em coro cênico, e no último levantamento do Bossa Nossa, por ocasião da realização do VI Encontro Brasileiro de Coro Cênico (2015), foram mapeados quase 100 coros na modalidade.

Ribeirão Preto, em São Paulo, novamente será sede do debate do movimento de coro cênico no Brasil, que será realizado entre 07 e 10 de dezembro próximo, no Memorial do Aquífero Guarani - MAG, na rua Olavo Bilac, 135. O evento é uma iniciativa do Coro Cênico Bossa Nossa, com apoio das ONGs, Cineclube Cauim, Kabuki e Cineclube Canarinho.

A idéia surgiu a partir da constatação de que o Brasil produz um trabalho com corais que difere da idéia comum de coral, onde se imagina uma série de pessoas vestidas, com vestes próprias de corais formais, portando pastas com as partituras e normalmente estáticas. O Brasileiro por si só, não consegue ficar parado ao ouvir uma música e acaba cantando com o corpo inteiro, conforme define uma precursora desta iniciativa artística, Izaíra Silvino. Junto com Marcos Leite e Samuel Kerr, esta trinca de ouro inovou no movimento coral nacional.

Do cantar com movimentação, passando pela ilustração da música com movimento, até um trabalho mais elaborado, onde o mesmo peso que se dá a qualidade musical se dá a qualidade cênica, são as questões que continuarão sendo discutidas no VII Encontro Brasileiro de Coro Cênico. Quem quiser uma visão aprofundada deste tema pode encontrar material nos textos do Diretor Cênico e Artístico do Coro Cênico Bossa Nossa, no site do grupo: https://www.corocenicobossanossa.com/416277651.html. Lá inclusive é possível ver trechos em vídeo de atuações do grupo, que expressam bem este trabalho.

O VII Encontro terá três atividades diferentes:  A mostra virtual de corais que será dia 07 de dezembro (quinta-feira) às 17h. Debate sobre o Processo de criação de Coro Cênico que será dia 08 de dezembro (sábado). Apresentações dias 08 e 09 de corais e apresentações do Kabuki durante todo o dia 10/12 – Domingo.

A mostra presencial de 3 grupos, que ocorrerá dia 08 de dezembro (sexta-feira), às 20:30h – Coro Cênico Bossa Nossa – 30 Anos de História; dia 09 de dezembro (sábado) 16:00h – Canarinhos da Terra – Jundiaí; dia 09 de dezembro (sábado) 20:00h - Céu da Boca, de Santos.

A programação completa será obtida em novembro no site do grupo. As inscrições são gratuitas e abertas a população de uma maneira geral.

O debate com a participação de todos os grupos será o momento para discutir e refletir sobre este trabalho, buscando avaliar cada proposta e também cada um poder aprender com a história e o processo criativo de cada grupo. Neste ano este debate congregará todos os participantes e será o momento maior de reflexão. É uma grande diferença das edições anteriores, pois os grupos são convidados a assistir todos os espetáculos apresentados e o debate com a participação de todos será o momento de refletir sobre o processo produtivo de cada um.

Os levantamentos existentes apontam mais de 30 grupos em todo o Brasil que trabalham mais ativamente com a questão da cena e da música, cada um com seu grau de mistura, que como já dissemos vai do cantar com movimentação, passando pela ilustração da música, até um trabalho mais elaborado, onde o mesmo peso que se dá a qualidade musical se dá a qualidade cênica. Hoje, ainda o musical pesa mais, todavia o que se quer nesta discussão é mostrar a importância de trabalhar o cênico mais organicamente e não como mera ilustração da música, ganhando profundidade e identidade própria como manifestação artística diferenciada.


Comentários mais recentes

17.06 | 17:53

Assisti a um vídeo no tik tok e me apaixonei pelo trabalho maravilhoso…. Estão de parabéns podiam disponibilizar no Spotify ouviria o dia tdo

08.06 | 02:36

Descobri pelo TikTok, estou encantada!! ❤️

29.05 | 22:08

Descobri pelo tiktok e estou encantada! Parabéns pelo trabalho 👏🏾 espero que venham para o RJ!

27.05 | 02:51

acabei de descobrir vocês no tiktok cantando "conversa de boteco" e simplesmente amei, sou apaixonada por MPB, vocês deveriam ter perfil no Spotify. Amei as vozes ❤️❤️❤️

Compart. página