VII Encontro pode sair em 2022
Este projeto tem como objetivo a realização do VII Encontro Brasileiro de Coro Cênico, a ser realizado entre os dias 11 e 15 de novembro de 2022 na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo.
Promovido pelo Coro Cênico Bossa Nossa, o VII Encontro Brasileiro de Coro Cênico tem como objetivo refletir sobre a realidade, a criação e realização em coro cênico: produção artística que “casa” o canto coral com o teatro. A realização do projeto justifica-se, entre outros pontos, na medida em que a cada novo encontro a modalidade coro cênico apresenta novos ângulos, novas concepções, novas possibilidades para o produto artístico que, embora não sendo novo, necessita de permanentes estudos e difusão como estratégia de evolução e consolidação.
O projeto prevê cinco apresentações artísticas de grupos corais selecionados pelo grupo idealizador, buscando contemplar diferentes formas da expressão artística coro cênico. Além das apresentações o Encontro oferecerá atividades de capacitação como oficinas, debates e vivências, difusão da modalidade coral cênica através de mostra virtual de vídeos e reflexão teórica com discussões e encontros com regentes de corais, coralistas, diretores cênicos e produtores. Todas as atividades do VII Encontro serão gratuitas, franqueadas ao público.
As ações previstas no projeto serão registradas com o intuito de editar os Anais do Encontro. Além disso, o projeto promoverá um mapeamento atualizado dos grupos corais cênicos em atividade no Brasil.
Ao longo dos seus trinta anos de existência, o Coro Cênico Bossa Nossa organizou seis Encontros Brasileiros de Coro Cênico.
O primeiro encontro ocorreu em com 2007, com apoio da FUNARTE, com o mapeamento de apenas 20 coros com destaque como sendo coros cênicos. Em 2008, também com apoio da FUNARTE, foi realizado o segundo encontro, já com uma maior participação. Em 2009, cresceu o número de corais interessados em participar. Em 2010, com apoio do ProAC ICMS, foi realizado o quarto Encontro Brasileiro de Coro Cênico.
Destaque para o quinto encontro onde foram reunidos alguns nomes representativos do coro cênico brasileiro: Samuel Kerr, maestro reconhecido nacional e internacionalmente, expoente da UNESP/SP, Izaíra Silvino, com trabalho destacado no Ceará, na Universidade Federal do Ceará e Patrícia Costa, do time de Marcos Leite, contribuição importante do coral Garganta Profunda. Referências significativas do coro cênico contemporâneo no Brasil. Destaque também para a presença do maestro italiano Antônio Pantaneschi, importante divulgador do “fazer coral cênico do Bossa”, na Itália.
O grupo ao longo dos anos e com a contribuição teórica do seu Diretor Artístico, Magno Bucci - Mestre e Doutor em Artes Cênicas pela ECA/USP, fez um mapeamento dos grupos que trabalham com essa expressão artística, bem como produziu diversos artigos sobre o tema, que podem ser acessados no site do grupo, hoje com mais de 100 mil visualizações (www.corocenicobossanossa.com). O Bossa Nossa também é referência, teórica e prática, reconhecida na modalidade da expressão artística coro cênico, através de várias citações bibliográficas em trabalhos acadêmicos que tratam do tema. O trabalho do Bossa Nossa, visto também como contribuição para a prática e a teoria do conceito e desenvolvimento do coro cênico, é de importância estratégica para a consolidação da expressão artística. Atualmente vários grupos produzem em coro cênico, e no último levantamento do Bossa Nossa, por ocasião da realização do VI Encontro Brasileiro de Coro Cênico (2015), foram mapeados quase 100 coros na modalidade.
O Encontro Brasileiro de Coro Cênico reúne uma categoria de artistas que associa o canto coral e o teatro na criação do produto artístico coro cênico. Assim sendo, o evento busca estreitar essa relação canto coral/teatro através do aprofundamento de questões teóricas e práticas.
O formato do Encontro está fixado em: apresentações artísticas, oficinas e workshop, palestras e mesas redonda, mostra virtual de vídeos e mapeamento de grupos corais cênicos em atividade no Brasil.
Apresentamos a seguir um descritivo de todas as ações a serem executadas para a realização do VII Encontro Brasileiro de Coro Cênico.
Segmento Cultural: O VII Encontro Brasileiro de Coro Cênico está destinado a todos os envolvidos prioritariamente com a música, em especial, com o canto coral e secundariamente com as artes da cena. Vale ressaltar que esse segmento artístico, qualquer que seja a performance, envolve outros profissionais criadores como arranjadores, preparadores vocais, compositores e diretores artísticos.
Formato: O VII Encontro Brasileiro de Coro Cênico será realizado no formato de mostra de arte, incluindo em sua programação apresentações artísticas, mostra virtual, oficinas, vivências e debates.
Duração: O VII Encontro Brasileiro de Coro Cênico será realizado de 11 a 15 de novembro de 2022, no Cineclube Cauim, Teatro Cauim e no Centro Cultural Palace, na cidade de Ribeirão Preto/SP.
Estrutura Necessária: Para a realização do VII Encontro Brasileiro de Coro Cênico serão executadas diversas atividades, visando a realização de um evento cultural de alta qualidade e excelente nível artístico. Será disponibilizada completa infraestrutura, através da contratação de serviços técnicos e locação de equipamentos de som e iluminação, bem como serviços de camarim, visando qualidade diferenciada de atendimento para o público e os artistas.
Estratégias de Ação: O projeto prevê as seguintes ações:
Mapeamento e cadastramento dos grupos de coro cênico e divulgação do VII Encontro aos grupos interessados.
Utilização de homepage do proponente para divulgação via internet de assuntos relacionados ao tema e inscrição;
Programação:
- Realização de 5 (cinco) apresentações de Coros Cênicos;
- Realização de 2 (duas) atividades de capacitação;
- Realização de 3 (três) dias de mostra virtual (difusão) de trabalhos de coros cênicos.
Dia 11/11: Recepção, Abertura e Apresentação Artística
Dia 12/11: Atividades de Formação, Difusão e Apresentação Artística;
Dia 13:11: Atividades de Formação, Difusão e Apresentação Artística;
Dia 14/11: Discussão, Difusão e Apresentação Artística,
Dia 15/11: Apresentação Artística e Encerramento.
Realização de mostra virtual de 12 a 14 de novembro de 2022 no Cineclube Cauim, com o trabalho de grupos que enviarem material para ser selecionado para apresentação em mídia eletrônica.
Comentários mais recentes
Assisti a um vídeo no tik tok e me apaixonei pelo trabalho maravilhoso…. Estão de parabéns podiam disponibilizar no Spotify ouviria o dia tdo
Descobri pelo TikTok, estou encantada!! ❤️
Descobri pelo tiktok e estou encantada! Parabéns pelo trabalho 👏🏾 espero que venham para o RJ!
acabei de descobrir vocês no tiktok cantando "conversa de boteco" e simplesmente amei, sou apaixonada por MPB, vocês deveriam ter perfil no Spotify. Amei as vozes ❤️❤️❤️